quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

INFORMATIVO APAX 2018

MUDANÇAS NOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE E REGULAMENTAÇÃO DOS TORNEIOS ORGANIZADOS PELA APAX A PARTIR DESTE ANO.


REGULAMENTO dos Torneios da APAX 2018



Para os Torneios: Blitz, Rápido e/ou Clássico, a APAX adotará as seguintes regras:

Sistema, Ritmo de jogo e Emparceiramento:

Quantidade mínima de jogadores para um Torneio: 4

Programa de Emparceiramento: Swiss Manager

Critérios de Desempate: Round Robin

1.       Confronto Direto – código 11 FIDE
2.       Sonnenborn Berger – código 52 FIDE
3.       Koya – código 45 FIDE
4.       Número de Vitórias (para brancas e pretas) – código 68 FIDE
5.       Armagedon 5’ x 4’

Critérios de Desempate: Suíço

1.       Confronto Direto – código 11 FIDE
2.       Milésimos com corte do pior resultado – Buchholz – código 37 FIDE
3.       Milésimos sem corte do pior resultado – Buchholz – código 37 FIDE
4.       Número de Vitórias (para brancas e pretas) – código 68 FIDE
5.       Sonnenborn Berger – código 52 FIDE
6.       Armagedon 5' x 4'

OBSERVAÇÃO:
                
PARA UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA QUE, NO FINAL DO TORNEIO, TRÊS OU MAIS JOGADORES TERMINEM EM 1º LUGAR, COM TODOS OS CRITÉRIOS EMPATADOS, ADOTAREMOS O PLAYOFF PARA DEFINIR O CAMPEÃO DO EVENTO.
              
  PARA UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA QUE, NO FINAL DO TORNEIO, DOIS JOGADORES TERMINEM EM 1º LUGAR, COM TODOS OS CRITÉRIOS EMPATADOS, ADOTAREMOS O ARMAGEDON 5’ X 4’(BLITZ) PARA DEFINIR O CAMPEÃO DO EVENTO.
REGULAMENTO PARA PLAYOFFS:

Se acontecer o resultado de empate citado à cima...

No Torneio Clássico:

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de dois jogadores empatados), irão jogar 2 partidas rápidas de 20 min nocaute. O empate persistindo, após 30 min, os jogadores irão disputar 2 partidas Blitz de 5 min nocaute. O empate persistindo, após 30 min, os jogadores irão disputar 1 partida Armagedon 5’ x 4’ – através de sorteio, o jogador que jogará de brancas terá 5 min e o jogador que jogará de pretas terá 4 min porém, o jogador de pretas terá a vantagem do empate. Ou seja, no Armagedon, as pretas podem empatar que conquistará o Título.

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de três ou mais jogadores empatados), irão jogar um “novo” Torneio com partidas rápidas de 20 min nocaute. O empate persistindo, após 30 min, os jogadores irão disputar um “novo” Torneio com partidas Blitz de 5 min nocaute.

No Torneio Rápido:

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de dois jogadores empatados), irão disputar 2 partidas Blitz de 5 min nocaute. O empate persistindo, após 30 min, os jogadores irão disputar 1 partida Armagedon 5’ x 4’ – através de sorteio, o jogador que jogará de brancas terá 5 min e o jogador que jogará de pretas terá 4 min porém, o jogador de pretas terá a vantagem do empate. Ou seja, no Armagedon, as pretas podem empatar que conseguirá o Título.

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de três ou mais jogadores empatados),  irão disputar um “novo” Torneio com partidas Blitz de 5 min nocaute.

No Torneio Blitz:

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de dois jogadores empatados), irão disputar 1 partida Armagedon 5’ x 4’ – através de sorteio, o jogador que jogará de brancas terá 5 min e o jogador que jogará de pretas terá 4 min porém, o jogador de pretas terá a vantagem do empate. Ou seja, no Armagedon, as pretas podem empatar que conseguirá o Título.

·         Após 30 min do término da última rodada, os jogadores ( no caso de três ou mais jogadores empatados),  irão disputar um “novo” Torneio com partidas Blitz de 5 min nocaute.

Observação: 

O playoff  só será opção como critério de desempate se houver disponibilidade de tempo para os jogadores participarem do desempate. Caso não seja possível o desempate por playoff OU ARMAGEDON 5’ X 4’  a premiação será dividida igualmente entre os 1ºs lugares do Torneio.


Os Torneios que representam os playoffs, Rápidas e/ou blitz não servem para variação de rating. Seu único e principal objetivo é definir o Campeão do Torneio.

Postagem em destaque

I Torneio de Xadrez da UNEAL em 2023

  Curso de Matemática organiza o 1° Torneio de Xadrez Blitz da UNEAL em 2023      Desta vez foi o parceiro de Xadrez, da Cidade de Cacimbinh...