REGULAMENTO
Para os Torneios:
Blitz, Rápido e/ou Clássico, a APAX adotará as seguintes regras:
Sistema, Ritmo
de jogo e Emparceiramento:
Quantidade mínima
de jogadores para um Torneio: 6
Adotaremos a
regulamentação de Rating da LBX
Programa de Emparceiramento:
Swiss Manager
Critérios de
Desempate: Round Robin
1.
Confronto
Direto – código 11 FIDE
2.
Sonnenborn
Berger – código 52 FIDE
3.
Koya
– código 45 FIDE
4.
Número
de Vitórias (para brancas e pretas) – código 68 FIDE
5.
Rating
Performance – código 59 (Caso os ratings sejam consistentes)
6.
Arranz
– código 61
Critérios de
Desempate: Suíço
- Milésimos sem corte do pior resultado - código 37 FIDE
- Milésimos com corte do pior resultado - código 37 FIDE
- Sonnenborn Berger - código 52 FIDE
- Número de Vitórias (para brancas e pretas) - código 68 FIDE
- Rating Performance - código 59 (caso os ratings sejam consistentes)
- Arranz - código 61
Os Torneios serão divididos em ETAPAS pré-estabelecidas pela Direção da
APAX no decorrer do ano de 2019.
Regulamentação dos pontos no sistema Suíço de emparceiramento:
- Vitória = 1,0 ponto
- Empate = 0,5 ponto
- Derrota = 0,0 ponto
- ·Bye = 1,0 (apenas para o sistema Suíço – Se o número total de participantes de um torneio for ímpar, um dos participantes acabará desemparelhado, ou seja sem adversário para enfrentar na rodada, recebendo a pontuação equivalente a uma vitória por motivo de adversário ausente.) https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_su%C3%AD%C3%A7o
Regulamentação dos pontos no sistema Round Robin de emparceiramento:
• Vitória = 1,0 ponto
• Empate = 0,5 ponto
• Derrota = 0,0 ponto
• Bye = 0,0
Regras de Conduta dos jogadores:
01- Antes de toda partida de xadrez, é praxe
cumprimentar o adversário com um perto de mão e desejar-lhe um bom jogo;
02- Durante a partida devemos respeitar o adversário,
como um parceiro que dedica-se tanto ao xadrez como nós;
03- Durante a partida, é proibido voltar lances ou
permitir que o adversário o faça;
04- O jogador só deve tocar em uma peça quando tiver a
certeza absoluta do movimento que irá realizar. É totalmente deselegante e
errado ficar segurando uma peça sobre uma casa, depois mudar para outra,
hesitando para realizar o movimento;
05- Durante a partida é proibido valer-se de anotações,
livros, etc. Também é proibido comunicar-se diretamente com o adversário
(exceto para propor empate) ou com outras pessoas;
06- É proibido tirar a concentração do adversário,
fazendo barulho ou qualquer outra coisa com este objetivo (ficar tossindo,
balançando a cadeira, chutando a mesa, etc.);
07- Deve-se evitar reações aos lances do adversário
(sorrir quando este faz um erro grave, por exemplo), uma vez que isso pode ser
recebido pelo adversário como uma falta de respeito;
08- Ao realizar os lances, devemos evitar bater as peças
sobre o tabuleiro com força exagerada, fazendo barulho;
09- Ao término de nossa partida, devemos cumprimentar
o adversário, independentemente do resultado, e, se possível, repassar a
partida realizando uma rápida análise;
10- Em torneios, ao término de nossa partida devemos
nos abster de fazer barulho, em respeito aos demais enxadrista que ainda
estiverem jogando.